Olá, bem-vindo!

O que é Treonato de Magnésio?

por | nov 7, 2022

O treonato de magnésio é uma forma de magnésio, um mineral essencial. O corpo precisa de magnésio para uma variedade de funções vitais, incluindo reações enzimáticas, síntese de proteínas, controle de glicose, função muscular e função nervosa.

Evidências sugerem que quando os indivíduos consomem ou circulam níveis mais altos de magnésio, o risco de demência e outras doenças relacionadas à idade, devido à importância do magnésio para o cérebro e os nervos.

O que é Treonato de Magnésio?

O treonato de magnésio ou L-treonato de magnésio é uma forma sintética de magnésio. Quimicamente, é o sal formado quando o fabricante combina magnésio e treonato. Este ácido é um produto da degradação metabólica da vitamina C.

O treonato de magnésio é facilmente absorvido pelo organismo. Alguns estudos em animais descobriram que o treonato de magnésio é mais eficaz que o sulfato de magnésio no aumento dos íons de magnésio no cérebro e na melhora da função cognitiva. Porém, um médico pode recomendar o L-treonato de magnésio por seus potenciais benefícios para o cérebro.

Vantagem

O L-treonato de magnésio pode facilmente aumentar os níveis de magnésio no cérebro, o que pode melhorar a função cognitiva.

Por exemplo, um estudo de 2020 em peixe-zebra descobriu que o treonato de magnésio ajuda a prevenir a morte de células cerebrais e preservar a função cognitiva.

Da mesma forma, um estudo de 2019 usando um modelo de rato da doença de Parkinson descobriu que o treonato de magnésio aumentou com sucesso os níveis de magnésio no líquido cefalorraquidiano, prevenindo distúrbios de movimento e perda de neurônios dopaminérgicos.

O treonato de magnésio pode ajudar na memória e na neuralgia.

Efeitos colaterais

Quando uma pessoa obtém altos níveis de magnésio dos alimentos, geralmente não há ameaça à saúde. No entanto, tomar suplementos de treonato de magnésio e outros suplementos de magnésio pode causar efeitos colaterais como:

– Náusea;
– Cólicas abdominais;
– Diarreia;

Consumir mais de 5.000 miligramas (mg) de magnésio por dia pode levar à toxicidade do magnésio, que pode causar sintomas como:

– Dificuldade para respirar;
– Retenção urinária;
– Problemas cardíacos;
– Pressão sanguínea baixa;
– Letargia;
– Fraqueza muscular;
– Sentir-se doente e vomitar;

Dosagem

Atualmente, não há ingestão diária recomendada de L-treonato de magnésio. No entanto, muitas empresas vendem suplementos de L-treonato de magnésio que fornecem cerca de 1500-2000 mg por porção.

As recomendações de ingestão de magnésio variam segundo a fonte confiável. A dose dietética recomendada (RDA) para homens e mulheres com mais de 31 anos é de 420 mg e 320 mg, respectivamente.

No entanto, conforme o fabricante, 2000 mg de L-treonato de magnésio contém apenas 144 mg de magnésio elementar.

Por que nosso corpo precisa de magnésio?

O magnésio é um mineral abundante no corpo humano e em muitos alimentos. O magnésio é vital para os processos do corpo e está envolvido em mais de 300 reações enzimáticas. Isso é crítico para as seguintes situações:

– Transporte de cálcio e potássio;
– Produção de energia;
– Síntese proteica;
– Função cerebral;
– Síntese de DNA;
– Regulação da pressão arterial;
– Função muscular e nervosa;
– Controle de açúcar no sangue;
– Glicólise, a quebra de glicose para energia;
– Síntese de DNA;
– Desenvolvimento esquelético;

Deficiência de magnésio

Indivíduos saudáveis ​​com ingestão regular de alimentos raramente são deficientes em magnésio. Isso ocorre porque, sem magnésio suficiente, os rins limitam a quantidade de magnésio que removem do corpo.

No entanto, as pessoas podem desenvolver deficiência de magnésio se comerem uma dieta pobre em magnésio, beberem muito, tomarem certos medicamentos ou tiverem outras condições médicas.

Os primeiros sintomas de deficiência de magnésio incluem:

– Perda de apetite;
– Náusea;
– Vomitar;
– Exausta;
– Fraqueza;

Caso a deficiência persista, a pessoa pode desenvolver:

– Espasmos musculares;
– Dormência;
– Ritmo cardíaco anormal;
– Formigamento;
– Leve embora;

Em casos graves, os indivíduos também podem desenvolver baixos níveis séricos de cálcio ou potássio devido a interrupções na maneira como o corpo gerencia a homeostase ou o equilíbrio mineral.

Suplementos alternativos

Alguns suplementos alternativos podem melhorar a função cognitiva em indivíduos.

Óleo de peixe
Os suplementos de óleo de peixe contêm altos níveis de ácidos graxos ômega-3, ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA).

Research Trusted Source mostra que esses ácidos graxos têm uma variedade de benefícios para a saúde, especialmente para o cérebro.

Resveratrol
Alguns alimentos contêm o antioxidante resveratrol. Estes incluem chocolate, amendoim, vinho tinto e peles roxas e vermelhas, como mirtilos e framboesas.

Alguns estudos sugerem que tomar suplementos de resveratrol pode apoiar uma parte do cérebro chamada hipocampo. O hipocampo está envolvido na memória. Portanto, o resveratrol pode ajudar a prevenir o declínio da função cerebral relacionado à idade.

Ginkgo biloba
Este suplemento de ervas vem da árvore Ginkgo biloba e é uma das fontes mais utilizadas e confiáveis ​​do mundo. Seus proponentes acreditam que pode ajudar a tratar demência, doenças cardiovasculares e disfunção sexual.

Algumas pesquisas sugerem que os suplementos de ginkgo podem ajudar a retardar o declínio cognitivo relacionado à idade e melhorar a memória e as habilidades de pensamento. No geral, no entanto, os estudos que avaliam seu impacto, tiveram resultados mistos.

Acetil-L-carnitina
O corpo produz naturalmente o aminoácido acetil-L-carnitina para ajudar a produzir energia.

O fabricante afirma que o uso de suplementos de acetil-L-carnitina melhora a memória e o estado de alerta.

Estudos em animais de fontes confiáveis ​​sugerem que a suplementação de acetil-L-carnitina pode aumentar as defesas antioxidantes no cérebro e combater o declínio cognitivo relacionado à idade.

Além disso, estudos em humanos sugerem que pode ser útil para melhorar a função cerebral em pessoas com demência e doença de Alzheimer. No entanto, seu papel permanece incerto.

Conclusão

O treonato de magnésio é uma das muitas formas de magnésio, um mineral abundante no corpo.

O magnésio é essencial para mais de 300 reações enzimáticas e desempenha um papel na síntese de DNA, função muscular e nervosa, inteligência e muito mais.

Se uma pessoa é deficiente em magnésio, ela pode apresentar sintomas que variam de náuseas e vômitos a sérios problemas cardíacos.

O treonato de magnésio pode ajudar a aumentar os níveis circulantes de magnésio. Como aumenta efetivamente os níveis de magnésio nas células cerebrais, pode reduzir o risco de demência e outras doenças relacionadas à idade.

Outras Postagens

Suplementos Alimentares, Saiba a Diferença Entre Eles

Suplementos Alimentares, Saiba a Diferença Entre Eles

Suplementos alimentares são produtos que contêm nutrientes adicionais, destinados a complementar a dieta de uma pessoa para prevenir deficiências nutricionais, melhorar o desempenho atlético, promover a saúde geral ou tratar condições específicas. Alguns tipos comuns...

ler mais
O Efeito do Jejum Intermitente nos Hormônios Femininos

O Efeito do Jejum Intermitente nos Hormônios Femininos

O jejum intermitente, que consiste em períodos de tempo sem ingestão de alimentos, tem ganhado popularidade nos últimos anos. Um estudo recente mostrou que o jejum intermitente é tão eficaz quanto a restrição calórica para a perda de peso. No entanto, outros estudos...

ler mais
Rinite Alergica, Como Se Medicar

Rinite Alergica, Como Se Medicar

O que é Rinite Alérgica? A rinite alérgica é uma condição que causa sintomas no sistema respiratório, resultando em inflamação das membranas mucosas do nariz. Essa condição é desencadeada por alérgenos presentes no ar, como ácaros, pólen e substâncias alergênicas,...

ler mais